DIÁLOGOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A PRÁTICA DA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS INFORMATIVAS NA ERA DIGITAL

Resumo: A era digital é caracterizada pelos avanços tecnológicos do final do século XX e pelo crescente acesso às tecnologias de informação e comunicação. Esse cenário é demarcado pela obtenção da informação produzida, registrada e/ou armazenada em ambientes híbridos, requerendo que o sujeito possa aprender adquirir competências para lidar com problemas como a infodemia (excesso de informação) e a desinformação (conteúdos falsos, deturpados, etc.) (Assis; Gerlin, 2022; Gerlin, 2020).

Nessa era, a Ciência da Informação (CI) e áreas como a Biblioteconomia, Documentação e Tecnologia da Informação contribuem para a resolução de problemas sociais de um coletivo que localiza suas demandas no espaço presencial e no ciberespaço (Le Coadic, 2004; Lèvy, 2010; Saracevic, 2009). Essa ciência inter e transdisciplinar é resultado da transgressão disciplinar que rompe com o pensamento monodisciplinar imposto pela Ciência Tradicional (Gerlin; Simeão, 2017), englobando, em sua episteme, estudos da prática educativa das competências informativas articulada com estudos de usuários e atendimento de referência híbrido.

Com base nas questões que giram em torno da transgressão disciplinar como os pressupostos teóricos e práticos da CI poderão contribuir com as demandas formativas surgidas no âmbito das competências em leitura, digital e em informação (competências informativas)? Na tentativa de responder a essa questão surge este projeto de pesquisa ligado a um programa de pós-doutoramento que envolve a Pós-graduação em Ciência da Informação da UFES e UFRGS.

Essas competências consistem no alcance da prática da busca, recuperação e uso da informação por meio da junção de conhecimentos, habilidades e atitudes sociais em processos informativos, proporcionando o aprendizado necessário à avaliação crítica e compreensão reflexiva da informação (Belluzzo, 2018; Campello, 2003; Gerlin, 2020).

Data de início: 16/10/2023
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ERICA SILVA CAMPOS
Coordenador MERI NADIA MARQUES GERLIN
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910