DIRETRIZES À MEDIAÇÃO CULTURAL COM DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS COM O ACERVO DO ARQUIVO PÚBLICO DE VITÓRIA (ES) A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Nome: FABIOLA PEREIRA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/10/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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TAIGUARA VILLELA ALDABALDE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MERI NADIA MARQUES GERLIN | Coorientador |
NEUSA BALBINA DE SOUZA | Examinador Externo |
ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA | Examinador Interno |
TAIGUARA VILLELA ALDABALDE | Orientador |
Resumo: As instituições arquivísticas assumem uma função importante para a
sociedade nos quesitos culturais e de formação social dos indivíduos e, para que esse papel seja cumprido, são necessárias ações que viabilizem
conteúdos e recursos dos acervos para acesso e utilização nas mais variadas formas e finalidades, dentre elas as culturais e educacionais. As práticas de mediação cultural propiciam o acesso democrático aos documentos e favorecem o exercício do papel do mediador arquivista. Destaca-se a necessidade da criação de novas abordagens metodológicas para atender aos ambientes de aprendizagens que perpassam as instituições escolares. Para tanto, justifica-se a necessidade de analisar em que medida as práticas de
mediação cultural a partir do acervo Arquivo Público Municipal de Vitória
podem colaborar nos processos de ensino e aprendizagem de alunos do
Ensino Fundamental segundo as orientações da BNCC e como essa dinâmica com a escola pode estreitar os laços do Arquivo com a comunidade. Apresenta características de pesquisa exploratória e descritiva, ao empregar métodos da pesquisa bibliográfica e documental utilizando como instrumento de coleta de dados por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas. A pesquisa bibliográfica e a análise documental realizadas possibilitaram identificar as interlocuções existentes entre as práticas de mediação cultural no âmbito arquivístico e as abordagens metodológicas prescritas na Base Nacional Comum Curricular. Tais interlocuções subsidiaram a elaboração de atividades educativas direcionadas ao público do Ensino Fundamental a partir do uso de documentos arquivísticos custodiados pelo Arquivo Público Municipal de Vitória. As atividades foram apresentadas a
seis docentes que avaliaram e apresentaram interesse na construção de laços entre a comunidade escolar e as instituições arquivísticas de modo que as práticas de mediação cultural no âmbito arquivístico possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem por meio de ações educativas.
Palavras chave: Arquivística; Arquivo Municipal; Ensino Fundamental; Mediação cultural; Mediação da informação; Arquivo Público