Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Ufes

  • A linha de pesquisa “Cultura, Mediação e Uso da Informação” propõe investigações sobre as relações entre a cultura, a informação e a sociedade sob os aspectos: institucionais, científicos e educacionais. Tem como objetivo realizar estudos de usos, de práticas e representações culturais, mediação cultural, multiculturalismo, práticas colaborativas no âmbito escolar, competência em informação e
    competência leitora.

  • A linha de pesquisa “Memória, Representação e Informação” propicia o desenvolvimento de estudos a partir de dimensões teóricas e epistemológicas, articulando cultura, preservação, memória, patrimônio e documento. Investiga as bases ontológicas da representação e recuperação da informação e do conhecimento. Pretende abordar políticas, instituições, agentes, modos de pensar, em diferentes Configurações históricas e sociais, pelo viés da Ciência da Informação.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCI/UFES) foi aprovado em 2018 e implementado em 2019, com o ingresso da primeira turma. A oferta de formação stricto sensu (mestrado acadêmico) na área de Ciência da Informação é de exclusividade da Ufes para todo o Estado do Espírito Santo (ES).

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ciência da Informação desde 2019 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 32 mestres e conta com 27 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910