BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A COLABORAÇÃO EDUCATIVA ENTRE BIBLIOTECÁRIO E PROFESSOR
Nome: ALESSANDRA MONTEIRO PATTUZZO CAETANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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GLEICE PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIMAR PONZZO DUTRA LEAL | Examinador Externo |
GLEICE PEREIRA | Orientador |
MARTA LEANDRO DA MATA | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de planejamento e realização de ações colaborativas entre bibliotecários e professores, orientadas à competência em informação, presenciais e digitais, de bibliotecas de IES (públicas e privadas) localizadas na Grande Vitória (ES). A temática é relevante por trazer para essa discussão o papel pedagógico das BUs, evidenciando o profissional bibliotecário como um educador e por trazer como reflexão possibilidades de desenvolver práticas e ações colaborativas com professores demonstrando as mais variadas possibilidades inerentes ao universo das bibliotecas universitárias e por estar alinhada à área
temática da Ciência da Informação. A metodologia aplicada deu-se a um tipo de pesquisa bibliográfica, realizada em livros, trabalhos e artigos de autores e teóricos que dialogam sobre a importância da biblioteca universitária como espaço de aprendizagem e da competência em informação e a colaboração educativa entre bibliotecário e professor, contextualizando diretamente com os objetivos da pesquisa. Juntamente com a pesquisa bibliográfica, também foi realizada uma análise sistemática da literatura, utilizando a metodologia Knowledge Development ProcessConstructivist (Proknow-C).Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários semiestruturados cujo objetivo era investigar como são planejadas e realizadas ações orientadas à competência em informação e o Teacher/Librarian Collaboration Model (TLC) como base para a construção de algumas perguntas do questionário, para verificação da existência de trabalho colaborativo entre professores
e bibliotecários das IES. Esta pesquisa atingiu seus objetivos, pois possibilitou
verificar, partindo da problematização levantada para o estudo, que as ações
orientadas à prática colaborativa entre professor e bibliotecário são realizadas, mesmo que de forma tímida sem a existência de um programa continuado de competência em informação, as ações e práticas acontecem por alguns gestores de forma planejada em planejamento estratégico com direção acadêmica que se estende às coordenações de cursos e professores, em outros momentos por solicitações avulsas a um planejamento de aula por parte do professor e por rotina tradicional por parte do bibliotecário.
Palavras-chave: Biblioteca universitária. Trabalho colaborativo. Biblioteca espaço de aprendizagem. Bibliotecário educador. Proknow-C.