ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE ASSUNTOS COM O PADRÃO DUBLIN CORE: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM DE METADADOS PARA O ACERVO FOTOGRÁFICO DOS REITORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1964-1985)

Nome: MAYCON SOAVE DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA LUCAS DA SILVA LEMOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DALTON LOPES MARTINS Examinador Externo
DANIELA LUCAS DA SILVA LEMOS Orientador
ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA Examinador Interno

Resumo: O resgate de documentos históricos da ditadura militar brasileira proporcionado, em muito, pela Comissão da Verdade CNV) em todo o país, permitiu que diversas ações fossem promovidas em prol desse tema. Alinhada aos indicativos da Comissão da Verdade, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) executou diversos levantamentos em documentações desse período em diversos departamentos e revelou uma grande massa de documentação que necessita de tratamento especializado. As fotografias dos Reitores da Ufes são um exemplo desse contexto. Como questão desta pesquisa surge, portanto, a necessidade de se descreverem e de se representarem os assuntos presentes nas fotografias por meio de metadados, que são eficientes para qualificar dados, promover acesso, recuperação e preservação. Escolhe-se, para esta pesquisa, o padrão de metadados Dublin Core, que é um padrão de metadados recorrentemente utilizado para descrição de itens digitais. Surge, portanto, uma questão de pesquisa relacionada a: de que maneira a categoria assunto (subject)
do padrão Dublin Core pode contribuir na representação temática de objetos
iconográficos de acervos históricos e de caráter arquivístico? Objetiva-se, assim, a propor uma modelagem de metadados, a partir do padrão Dublin Core a fim de se organizar e representar tematicamente o acervo fotográfico dos Reitores da Ufes no período de 1964 a 1985. Para responder a questão da pesquisa, um levantamento bibliográfico, em bases de dados de pesquisa, foi executado de modo a apreender conhecimento acerca de metadados e de padrões de metadados, assim como saberes relativos à representação temática da informação. Utilizam-se os elementos básicos do padrão de metadados numa amostra de fotografias do acervo citado e se discutem suas ocorrências. Aponta-se que a representação temática é importante para a qualificação de assuntos e pode ser aliada de projetos relativos à defesa de memória, verdade e justiça, bem como é capaz de fomentar o conhecimento acerca do contexto das fotografias e, mediante a ampliação de pontos de acesso, é possível que se
efetive a democratização do acesso a esses acervos.
PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Militar. Dublin Core. Organização e
representação. Fotografia. Metadados

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910