A CONTRIBUIÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA DO EDUCANDO
COMO CIDADÃO APRENDENTE

Nome: LIDIANE RODRIGUES DOS SANTOS DA COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MERI NADIA MARQUES GERLIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ CARLOS DA SILVA Examinador Interno
MERI NADIA MARQUES GERLIN Orientador
SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS Coorientador
UILLIAN TRINDADE OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: A importância dos espaços culturais, como as bibliotecas escolares na Educação Infantil é colocada em questão, ao mesmo tempo, em que questionamos como a interação das crianças com as literaturas (fábulas, contos, poesias etc.) podem contribuir para o seu desenvolvimento social e educacional da criança nesta fase da educação formal. Esse estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da biblioteca escolar no contexto da educação infantil e para a aprendizagem ao longo da vida do educando. Quanto aos objetivos específicos propõe: levantar literatura científica sobre as temáticas da pesquisa representadas pelas categorias de análise: “Ciência da Informação e Educação” e “Informação, biblioteca e educação infantil”;
conhecer a historicidade da biblioteca escolar no Brasil e a importância dos
bibliotecários nelas atuantes, com as suas potencialidades para a formação do
cidadão na infância; identificar as instituições de ensino público da educação infantil em que existam bibliotecas localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV); e analisar, à luz da legislação, os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem das instituições escolares que possam contribuir com a educação infantil. Esta pesquisa qualitativa é classificada como exploratória quanto aos objetivos, e quanto aos procedimentos, se constitui como “bibliográfica e documental”. Para isso, foram consultadas obras teóricas de pesquisadores da Ciência da Informação e da Educação como Aida Varela e Paulo Freire, bem como foram realizadas pesquisas nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Referenciaisde Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD – IBICT), assim como consultamos livros e obtivemos nos Documentos educacionais diretivos como: PNE, BNCC, DCNEI, LDB
e IFLA. Apesar do documento da educação infantil da BNCC, e as DCNEIs não
preverem a existência ou o uso de espaços como a BE nas instituições de ensino infantil, na prática cotidiana, é extremamente possível desenvolver planejamentos de atividades pedagógicas envolvendo o uso dos recursos pertinentes a esse espaço e, principalmente, que contemplem os requisitos relacionados aos campos de experiências destinados à educação infantil. Pudemos, também, observar a relevância das legislações normativas, como a BNCC, e as DCNEIs para o processo de ensino e a aprendizagem das crianças matriculadas na educação infantil, assim como para os conteúdos curriculares a serem contemplados nesta etapa de ensino. O acesso a materiais literários, assim como o acesso dos mesmos a ambientes adequados para acessá-los, com a mediação de um profissional bibliotecário é, e sempre será de
grande valia para uma melhor formação ao longo da vida, assim como na prática cidadã das crianças que frequentam bibliotecas escolares na educação infantil, porém, essa possibilidade nos parece um tanto distante.

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