MEDIAÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA POR MEIO DO MAPEAMENTO COGNITIVO

Nome: MARIA GIOVANA SOARES

Data de publicação: 24/03/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARGARETE FARIAS DE MORAES Orientador

Resumo: As pesquisas sobre a mediação cultural no contexto da biblioteca universitária são
incipientes. Os poucos estudos revelam que as atividades culturais são realizadas de
maneira esporádica, bem como não relatam sobre o planejamento para a execução das
práticas de mediação cultural de forma sistemática nesse ambiente. Desse modo, um
instrumento que pode ser utilizado como suporte ao planejamento de ações de mediação
cultural é o mapeamento cognitivo, a fim de desenvolver atividades de mediação cultural
baseada no perfil cognitivo (percepção, atenção e foco) da comunidade de usuários
participantes das ações executadas. Portanto, esta pesquisa buscou sanar a questão de
como planejar ações de mediação cultural em biblioteca universitária utilizando o
instrumento de mapeamento cognitivo. Delimitou-se, como objetivo geral, avaliar o
planejamento de ações de mediação cultural por meio do mapeamento do perfil cognitivo
dos usuários da Biblioteca Central (BC) do SIB/Ufes. De forma específica, procurou-se
examinar as atividades de mediação cultural adotadas pela Biblioteca Central; mapear o
perfil cognitivo dos usuários da Biblioteca; e estabelecer ações de mediação cultural a
partir do perfil cognitivo dos usuários com a avaliação do processo. Para tanto, optou-se
por desenvolver uma pesquisa social aplicada e exploratória com abordagem de métodos
mistos. Como procedimentos metodológicos, empregou-se o levantamento bibliográfico
para construção do referencial teórico e elaboração do mapeamento cognitivo; bem como
o estudo de caso, para análise do objeto da pesquisa, ou seja, a mediação cultural situada
em uma ambiência real, o caso da Biblioteca Central do SIB/Ufes. Atreladas ao estudo
de caso, adotou-se a pesquisa documental, a qual demonstrou que a BC não desenvolve
atividades culturais de forma sistemática; e a pesquisa participante, que oportunizou a
pesquisadora planejar e participar da atividade cultural e observar o comportamento, as
expressões e as emoções dos indivíduos pesquisados. Para demais coleta de dados,
aplicou-se o mapeamento cognitivo ao grupo 1 - mapeado, que possibilitou o
planejamento e a execução da atividade cultural baseados no perfil cognitivo desse
grupo. Após a atividade cultural, foi aplicado o questionário ao grupo 1 – mapeado e
também ao grupo 2 – não mapeado. Já para a análise dos dados, utilizou-se cálculo de
porcentagem, moda, média e mediana. Os resultados indicaram que a elaboração do
planejamento da atividade baseada no primeiro mapeamento foi adequada, de forma que
despertou o processo perceptivo e atencional, e o foco de ambos os grupos. Concluiu-se
destacando que a pesquisa pode colaborar para novos debates sobre a temática na
ambiência da Ciência da Informação e para a produção de novos estudos contemplando
a mediação cultural no espaço da biblioteca universitária, já que é um tema pouco
explorado nesse espaço.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910