A BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DA REDE DE ENSINO DO
MUNICÍPIO DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO

Nome: PATRICIA NOGUEIRA RODRIGUES SOBRINHO

Data de publicação: 27/03/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GLEICE PEREIRA Orientador

Resumo: O acesso à informação de forma planejada e organizada possibilita ao indivíduo mais
autonomia e criticidade para buscar, selecionar e usar as informações ao longo da
vida. Portanto, é imprescindível que as escolas tenham uma biblioteca gerenciada,
organizada e que seja um local que facilite o processo de ensino-aprendizagem.
Diante do exposto, este estudo tem por objetivo geral analisar as potencialidades das
bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo, cruzando dados com os resultados
do Ideb (2019), dos 5º anos do ensino fundamental I, para investigar se a biblioteca e
seus respectivos serviços e atividades ofertados por bibliotecários têm relação com a
pontuação da disciplina de Língua Portuguesa do componente curricular que se
relaciona com a pontuação obtida pela escola. Neste sentido, os objetivos específicos
são: descrever as atividades que são desenvolvidas para potencializar a leitura, a
escrita e a interpretação de textos que são necessárias para a disciplina de Língua
Portuguesa; apresentar o trabalho colaborativo do bibliotecário com o professor;
apontar o papel do bibliotecário como mediador no processo de ensino-aprendizagem;
demonstrar os impactos do uso da biblioteca, de forma planejada, nos resultados do
Ideb. A metodologia de pesquisa adotada foi exploratória e documental, a análise dos
resultados foi realizada com abordagem qualitativa e quantitativa e o estudo de caso
da rede de bibliotecas da prefeitura municipal de Vila Velha. Realizou-se levantamento
bibliográfico na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da
Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD), livros, documentos oficiais e normativas da educação e da biblioteconomia.
Em relação à pesquisa de campo, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados,
questionário do Google Forms. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de
análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a biblioteca possui
relevância no processo de ensino-aprendizagem, entretanto, para que o uso da
biblioteca faça sentido e traga aprendizado, o trabalho colaborativo do bibliotecário
com o professor deve ser planejado, desenvolvendo atividades e projetos que
contribuem para potencializar o que foi aprendido em sala de aula, favorecendo nos
resultados do Ideb.

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