SALA DE LEITURA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: Práxis bibliotecária em Cachoeiro de Itapemirim-ES

Nome: LAÍS LUPIM SANTOS GOMES

Data de publicação: 07/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GLEICE PEREIRA Presidente
MARGARETE FARIAS DE MORAES Examinador Interno
SUELI BORTOLIN Examinador Externo

Resumo: Compreende-se que as bibliotecas escolares não são meros complementos, mas sim elementos fundamentais do ambiente pedagógico, cuja presença é vital no cotidiano das escolas. No entanto, a concretização da universalização desses espaços enfrenta uma série de desafios práticos, sendo a escassez de bibliotecários devidamente qualificados um dos principais obstáculos em todo o país. Essas dificuldades comprometem a efetividade das políticas de universalização das bibliotecas escolares, tornando crucial a busca por soluções que possam superar tais entraves. Nesse contexto, este estudo investiga o papel socioeducativo das salas de leitura nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim-ES, bem como explora como o bibliotecário pode contribuir para a gestão desses espaços, utilizando a práxis bibliotecária como abordagem central. O estudo diagnostica a situação atual das salas de leitura, analisa as ações desenvolvidas, os profissionais envolvidos, o ambiente físico, a gestão e as políticas existentes. Também examina a inserção e participação do bibliotecário nessas salas, estabelecendo uma comparação entre salas de leitura e bibliotecas escolares, e discute como a práxis bibliotecária pode ser um diferencial na gestão desses espaços. Para alcançar esses objetivos, é adotada uma abordagem metodológica mista, que combina elementos exploratórios e descritivos. A pesquisa compreende uma revisão bibliográfica e documental inicial, seguida por um levantamento de dados misto para compreender a dinâmica das salas de leitura em Cachoeiro de Itapemirim. Por fim, é utilizado o método de Estudo de Caso para analisar os dados obtidos e formular recomendações. Com base nesse conhecimento, são sugeridos projetos de salas de leitura geridos por bibliotecários como uma alternativa viável para suprir a falta de profissionais qualificados. Os resultados destacam a sala de leitura como um dispositivo sociocultural e centro de informação, ressalta a importância da gestão desses espaços por bibliotecários qualificados. Além disso, evidencia o valor da práxis bibliotecária para o desenvolvimento das salas de leitura, com ênfase em sua dimensão sociocultural e crítica.

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