A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO EM INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: sentidos, práticas e desafios a partir das Bibliotecas Multiníveis

Nome: RONALD TAVARES LEÃO MORET

Data de publicação: 02/09/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA ROSECLER ALCARÁ Examinador Externo
MARTA LEANDRO DA MATA Presidente
MERI NADIA MARQUES GERLIN Examinador Interno

Resumo: A Competência em Informação tem a sua gênese na década de 1970 nos Estados Unidos da América em um contexto de grandes transformações sociotécnicas. Inicialmente ligada à indústria da informação norte-americana, o tema expandiu-se e
alcançou outros setores da sociedade. No Brasil, sua chegada tardia nos anos 2000 foi inaugurada a partir de reflexões que a inter relacionava ao papel das bibliotecas no contexto educacional. Passados pouco mais de vinte anos desde as pesquisas iniciais em solo brasileiro, esta investigação analisou as ações das bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia quanto à oferta de recursos/produtos/serviços orientados ao desenvolvimento da Competência em Informação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quanti-qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados e a análise de conteúdo de Bardin com método analítico. Como resultado aponta-se que as bibliotecas multiníveis que trabalham em prol do desenvolvimento da Competência em Informação a fazem predominantemente sob a dimensão técnica, sendo secundário o enfoque nas dimensões ética, estética e política. As iniciativas são majoritariamente pontuais, sendo incipiente a adoção de projetos e programas. Majoritariamente as ações refletem confusão conceitual que impactam na plena promoção da Competência em Informação. Por fim, evidencia-se que, embora promovam ações que desenvolvem certas habilidades, atitudes e conhecimentos relacionadas à Competência em Informação, isso não ocorre de forma homogênea, consolidada e em níveis satisfatórios, indicando a necessidade de investir em recursos financeiros, tecnológicos e na ampliação dos talentos humanos dessas bibliotecas, além de promover a formação continuada de seus profissionais, com vista ao aprimoramento de sua prática pedagógica a partir de concepções teórico conceituais coerentes com o desenvolvimento da Competência em Informação no âmbito da educação profissional e tecnológica.

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