A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: O ACERVO FOTOGRÁFICO DO IFES CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Nome: JACQUELINE MACHADO SILVA

Data de publicação: 30/08/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANNA CARLA ALMEIDA MARIZ Examinador Externo
LUIZ CARLOS DA SILVA Examinador Interno
ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA Presidente

Resumo: A fotografia foi uma invenção revolucionária para a época de sua criação, um instrumento capaz de paralisar o tempo, impedir o esquecimento de fatos ocorridos dentro de um lapso temporal. Ela pode ser considerada um suporte à memória, uma vez que por meio dela nos remetemos a fatos que ocorreram em épocas longínquas. Ao longo do tempo, a técnica fotográfica foi passando por modificações até chegar às formas atuais, que são capazes de nos fornecer imagens instantâneas e em grande quantidade. Isso favoreceu seu uso tanto em nível pessoal como institucional e fotografamos tudo que queremos registrar dentro de nosso contexto diário. No âmbito institucional, a contextualização da imagem fotográfica como documento de arquivo ratifica seu valor como prova das atividades institucionais. Por isso muitas instituições adotam a fotografia como forma de demonstrar suas ações. O que, por um lado, foi uma evolução trouxe também alguns embaraços, pois é preciso lidar com essa grande quantidade de imagens produzidas diariamente. A gestão desses acervos fotográficos é de suma importância para as instituições. Foi por volta da década de setenta, que as instituições perceberam que para o seu desenvolvimento era necessário preservar a sua memória. Portanto, contextualizar, organizar, preservar, tornar acessível e difundir os acervos fotográficos institucionais é importante como meio de preservação da memória e da história das instituições. Este trabalho objetivou investigar o processo de produção, recebimento e constituição de acervos fotográficos do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, para fins de preservação da sua memória
institucional, utilizando o estudo de casos que, por meio de um questionário enviado por e-mail aos setores, identificou aqueles em que se encontram os acervos fotográficos, diagnosticou os procedimentos de gestão adotados e também as
condições de salvaguarda e preservação, bem como verificou como se efetivam as formas de acesso a esses acervos. A partir desse conhecimento, foi possível sugerir uma metodologia de gestão que contemple a produção, recebimento, organização, tratamento, preservação e acesso aos acervos e que seja capaz de contribuir para a
preservação da memória do campus ao manter a autenticidade das informações.

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