REDES DE BIBLIOTECA ESCOLAR NO ESPÍRITO SANTO: ESTUDO DE CASO DA REDE DE VILA VELHA
Nome: ELIANA TERRA BARBOSA
Data de publicação: 29/06/2021
Banca:
Nome | Papel |
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GLEICE PEREIRA | Presidente |
MARTA LEANDRO DA MATA | Examinador Interno |
SUELI BORTOLIN | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo busca compreender as mudanças que vêm ocorrendo nas bibliotecas escolares, mas especificamente as formas de atuação conjunta articuladas em redes, trazendo consigo características modernas e inovadoras para o ambiente educacional. No contexto brasileiro, a temática rede de biblioteca escolar é pouco explorada. Porém, nota-se que, no âmbito da Ciência da Informação e na história da Biblioteconomia, nos últimos dez anos, de forma gradativa, o tema tem ganhado mais adeptos entre os pesquisadores da área, aguçando a busca por uma compreensão mais sólida de como se dá essa nova forma de atuação das bibliotecas nas esferas dos sistemas de educação. Dentro dessa perspectiva, o objetivo principal foi analisar a formação e configuração das redes de biblioteca escolar no Estado do Espírito Santo em suas dimensões organizacional e pedagógica, assim como compreender de que forma essas redes podem indicar o fortalecimento e a qualificação das bibliotecas como ambientes significativos de aprendizagem. A metodologia de pesquisa adotada foi de cunho exploratório e documental. A análise dos resultados com abordagem qualitativa e o estudo de caso da rede de biblioteca escolar municipal de Vila Velha/ES foram estabelecidos a partir do mapeamento das bibliotecas no Estado. Os eixos norteadores e pilares para o delineamento e as configurações identitárias de uma rede biblioteca nas dimensões organizacional e pedagógica, foram evidenciados com base no referencial teórico (OLIVER, 1990; NOHRIA, 1992; KLIJN; KOPPENJAN; TERMEER, 1995; MIGUELETTO, 2001, CASTELLS, 2006; CARVALHO, 2017) e nos documentos na área da Biblioteconomia e Educação. Na discussão dos resultados da pesquisa, foi possível verificar que um dos principais sucessos da constituição da rede é a articulação, pois estabelece ações comunicativas e dialógicas, voltadas à cooperação entre as equipes, e apresenta ações referentes à efetividade dos produtos e serviços de qualidade à comunidade escolar. A partir disso, a rede promove o empreendedorismo interno e externo para as bibliotecas, bibliotecários e comunidade em geral. Com base nos resultados, conclui que, quando há o estabelecimento de uma coordenação central na sede da Secretaria de
Educação, percebe-se a representação significativa nas atividades educacionais, fortalecendo ações que reverberam em todas as bibliotecas, dando visibilidade e reconhecimento ao profissional, além de potencializar reivindicações de melhoria nas estruturas físicas das bibliotecas e de renovação do acervo. O estudo constata que a rede de Vila Velha, ano após ano, vem se consolidando com a constituição de documentação legal e cumprimento das legislações na área da Biblioteconomia e da Educação.