DIRETRIZES À MEDIAÇÃO CULTURAL COM DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS COM O ACERVO DO ARQUIVO PÚBLICO DE VITÓRIA (ES) A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Nome: FABIOLA PEREIRA COSTA
Data de publicação: 07/10/2021
Banca:
Nome | Papel |
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MERI NADIA MARQUES GERLIN | Coorientador |
NEUSA BALBINA DE SOUZA | Examinador Externo |
ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA | Examinador Interno |
TAIGUARA VILLELA ALDABALDE | Presidente |
Resumo: O estudo tem como objetivo geral investigar de que forma as práticas de mediação cultural a partir do acervo Arquivo Público Municipal de Vitória podem colaborar nos processos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e como essa dinâmica com a escola pode estreitar os laços do Arquivo com a comunidade. Como objetivos específicos, a pesquisa discute o conceito de mediação cultural em ambientes arquivísticos no contexto da Ciência da Informação; descreve a instituição Arquivo Público Municipal de Vitória e levantar as suas práticas de mediação cultural; apresenta o mapeamento e a categorização dos usuários do Arquivo Público Municipal de Vitória; contextualiza a Base Nacional Comum Curricular, sua trajetória e concepções, destacando as competências no processo ensino e aprendizagem que envolvem os arquivos; compara as práticas de mediação cultural desenvolvidas no ambiente arquivístico em relação às atividades propostas na BNCC para indicar as convergências bem como e as necessidades de adaptação àquelas diretrizes; e apresenta a elaboração de práticas de mediação cultural associadas às orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular e ao uso do acervo do Arquivo Público Municipal de Vitória (ES). Com base nos objetivos delimitados para o desenvolvimento da pesquisa, o estudo no qual possui aspectos de uma pesquisa exploratória e descritiva, caracterizando-se como uma pesquisa-ação com o emprego da pesquisa bibliográfica e documental utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários. Como resultado, observou-se que tanto a literatura consultada, quanto os dados obtidos junto aos participantes, corroboram para a importância da oferta dos serviços educativos por parte das instituições arquivísticas, indicando ainda a necessidade de que as ações dessa natureza sejam planejadas e articuladas aos currículos escolares, de modo que além de serem executadas, possam fazer parte do cotidiano arquivístico da instituição em questão.