ARTICULAÇÕES ENTRE AS CATEGORIAS COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS E PROTAGONISMO SOCIAL: ANÁLISE SOB UMA ABORDAGEM SOCIAL NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Nome: MONICA ALVES DA FONSECA

Data de publicação: 07/10/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRISA POZZI DE SOUSA Examinador Externo
LUCILEIDE ANDRADE DE LIMA DO NASCIMENTO Presidente
MERI NADIA MARQUES GERLIN Examinador Interno

Resumo: Investiga as vinculações teórico-conceituais entre competência em informação e usos sociais de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para produção de protagonismo social de minorias sociais. Sob o paradigma social: a) caracteriza a emergência do termo mediação sob um viés social e suas vinculações com o paradigma social da informação; b) discute usos sociais e potenciais aplicações de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de desenvolvimento de competência em informação para produção de protagonismo social; c) distingue modelos teóricos e metodologias de desenvolvimento de competência em informação que propiciam a produção de protagonismo social; d) caracteriza produção científica brasileira, no campo da Ciência da Informação, relacionada ao desenvolvimento da competência em informação, mediada por tecnologias, para produção de protagonismo social de minorias sociais. Considera como ambiente empírico de investigação da pesquisa a produção científica nacional em Ciência da Informação publicada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib) durante o período de 2016 a 2019 tratando de competência em informação. Constitui a pesquisa como do tipo exploratória e utiliza a pesquisa bibliográfica como estratégia de produção de dados. Desenvolve revisão da literatura tratando de temáticas que se constituem como pano de fundo para constituição do marco teórico: os conceitos de informação e de conhecimento sob o paradigma social, a percepção do sujeito como social e revisão de abordagens sobre mediação e apropriação da informação na dinâmica social. Desdobra o marco teórico em três partes discutindo à luz da literatura os fundamentos teóricos da competência em informação, das vinculações com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para a produção de protagonismo social de minorias sociais. No desfecho da pesquisa bibliográfica constitui a caracterização de estudos e de práticas identificadas de desenvolvimento da competência em informação mediada por tecnologias para produção de protagonismo de minorias sociais, na amostra estratificada. Entre os Grupos temáticos de trabalho (GT) averiguamos que o GT 3 Mediação, Circulação e Apropriação da Informação agrupou o maior quantitativo dos estudos. Em seguida, foi o GT 2 Organização e Representação do Conhecimento concentrou. Foram identificados um total de 51 autores. A maioria (73%) representada por autoras e os demais (27%) por autores. Entre os públicos mencionados nos estudos, verificamos que as mulheres, as pessoas negras, quilombolas e pessoas trans foram amplamente contempladas nos estudos. Entre os grupos sociais mencionados como minorias sociais, foram listados: Adultos em processo de escolarização tardia e matriculados em turmas de Educação de Jovens e Adultos, quilombolas, alunos com deficiência, mulheres negras, deficiente visual, estudantes com deficiência no ensino superior.

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