PRÁTICAS INFORMACIONAIS, DESINFORMAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE VOLTADA AOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO BRASIL
Nome: JÚLIA SCHETTINO JACOB DOS SANTOS
Data de publicação: 05/08/2024
Banca:
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Papel |
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HELEN DE CASTRO SILVA CASARIN | Examinador Externo |
MARGARETE FARIAS DE MORAES | Examinador Interno |
MARTA LEANDRO DA MATA | Presidente |
Resumo: A desinformação tem repercutido de forma negativa em várias esferas da vida dos sujeitos, podendo influenciar na tomada de decisão quanto às questões sociais, políticas, ideológicas, sanitárias, entre outras. A competência em informação tem
sido frequentemente abordada como forma de contribuir para a reflexividade dos sujeitos, propondo uma análise crítica acerca da produção, da apropriação e do compartilhamento da informação em variados meios e formatos. Neste contexto,
acredita-se que estudos de práticas informacionais podem propiciar a compreensão de aspectos da desinformação a partir da perspectiva dos próprios sujeitos, levando-se em consideração seus contextos e cotidiano. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar as práticas informacionais de docentes de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ciência da Informação do Brasil, especialmente no que se refere à forma como lidam com a desinformação sobre política. Os objetivos específicos constituem-se em: a) identificar como os docentes utilizam e compartilham informações sobre política no cotidiano; b) analisar como o contexto acadêmico, profissional e social dos docentes interfere em suas percepções acerca do cenário político brasileiro; c) verificar de que forma a desinformação impacta nas práticas informacionais dos docentes no que se refere às questões políticas. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa em que foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que ministram disciplinas sobre desinformação e/ou competência em informação. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Verificou-se que os docentes utilizam e disseminam informação sobre política como forma de problematização da realidade, levando informação verdadeira e desinformação sobre política para a sala de aula a fim de fomentar a reflexividade dos discentes. Notou-se que a percepção (positiva ou negativa) dos docentes acerca dos governos está diretamente relacionada às ações governamentais no campo educacional. Além disso, identificou-se que a desinformação com a temática “política” tem sido abordada e discutida pelos docentes e discentes inseridos nos programas. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para os estudos de práticas informacionais, correlacionando aspectos da desinformação, da política e da competência em informação.