AS DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL POMERANA DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM ALUNOS DOS 8o e 9o ANOS
Nome: ARIANE CALLOTT NASCIMENTO
Data de publicação: 30/04/2024
Banca:
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Papel |
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HELEN DE CASTRO SILVA CASARIN | Examinador Externo |
MARGARETE FARIAS DE MORAES | Examinador Interno |
MARTA LEANDRO DA MATA | Presidente |
Resumo: Vivemos em um país com uma vasta diversidade cultural e, na maioria das vezes, os grupos culturalmente diferenciados são minorias sociais. Estes grupos nem sempre conseguem usufruir de seus direitos na sociedade, por exemplo, o direito de acesso à informação, o que pode dificultar no exercício pleno da cidadania. Acredita-se que o desenvolvimento da competência em informação seja um dos caminhos para se promover o empoderamento dos grupos culturalmente diferenciados, auxiliando-os a exercer seus direitos e deveres na comunidade em que vivem. O presente estudo investiga, especificamente, uma comunidade tradicional de cultura pomerana, no interior do estado do Espírito Santo. O objetivo principal da pesquisa foi delinear a proposta de um framework que visa fornecer orientações aos professores para elaborarem estratégias pedagógicas que fomentem o desenvolvimento da competência em informação no âmbito do componente curricular Língua Pomerana do ensino fundamental com base na ACRL (2016; 2023). Especificamente, objetivou-se: a) Diagnosticar o contexto da inserção do componente curricular de Língua Pomerana do Ensino Fundamental II na escola Frederico Boldt por meio de entrevista com a direção e coordenação pedagógica da escola; b) Identificar as perspectivas teórico-metodológicas adotadas pela docente na condução do componente curricular Língua Pomerana, visando identificar sua correlação com as dimensões da competência em informação; c) Verificar se o componente curricular de Língua Pomerana do Ensino Fundamental II contempla os elementos das dimensões da competência em informação; d) Aplicar atividades para o desenvolvimento de habilidades relacionadas às dimensões da competência em informação na esfera do componente curricular Língua Pomerana. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso de caráter exploratório. Os dados foram avaliados qualitativamente por meio da técnica de triangulação de dados e da análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise dos resultados foi possível compreender o contexto da implementação e da execução do componente curricular Língua Pomerana; constatou-se que as dimensões da CoInfo aparecem refletidas de maneira muito tímida, tanto nas abordagens teórico-metodológicas adotadas pela professora de Língua Pomerana quanto no currículo e nos planos de ensino do componente; e considerou-se que a atividade realizada com os alunos dos 8o e 9o anos conseguiu contribuir para o aprendizado na disciplina e para o desenvolvimento de habilidades da competência em informação. Por fim, os resultados da pesquisa possibilitaram a elaboração de um framework cujo propósito é fornecer orientações aos professores para elaborarem estratégias pedagógicas que fomentem o desenvolvimento da competência em informação no âmbito do componente curricular Língua Pomerana do ensino fundamental.