ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INFORMATIVAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR
Nome: ÉRICA SILVA CAMPOS
Data de publicação: 19/08/2024
Banca:
Nome | Papel |
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GABRIELA BELMONTE DE FARIAS | Examinador Externo |
GLEICE PEREIRA | Examinador Interno |
LUCILEIDE ANDRADE DE LIMA DO NASCIMENTO | Examinador Interno |
MARGARETE FARIAS DE MORAES | Coorientador |
MERI NADIA MARQUES GERLIN | Presidente |
Páginas
Resumo: A desinformação, seja produzida por meio da manipulação ou fabricada com dados falsos e/ou fora de contexto, tem se configurado em um problema de proporções nacionais e internacionais, sendo pesquisada por cientistas, profissionais e instituições em várias partes do mundo, demandando por enfrentamento a fim de conter o avanço de sua propagação. O momento atual de proliferação da desinformação demanda por habilidades informacionais e de leitura para distinguir entre informações coerentes e falaciosas, em meio à diversidade de conteúdos informacionais disponíveis. Nesta conjuntura, a educação de crianças e adolescentes para uso da informação representa grande relevância social contribuindo com a formação de sujeitos críticos nos processos de busca, avaliação e uso da informação, já que estes sujeitos são produtores e consumidores de informação na sociedade midiátizada. Inserida em um momento de transformações por conta das facilidades de busca e recuperação da informação na sociedade contemporânea, a escola precisa empenhar-se na formação de sujeitos críticos e com habilidades para apropriar-se da informação em meio físico e digital, o que coloca a biblioteca escolar como um espaço tempo presencial e, potencialmente, afetado pelas novas tecnologias requerendo práticas informacionais críticas e éticas, podendo atuar no desenvolvimento das competências dos membros da comunidade escolar. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da biblioteca escolar na formação de sujeitos críticos na sociedade contemporânea, por meio de práticas que contribuem para o aprimoramento de competências informativas orientadas para enfrentamento da desinformação. Para tanto, adotam-se procedimentos da pesquisa participante e bibliográfica no contexto de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo quanto aos objetivos. A coleta de dados se deu por meio de levantamento e análise de literatura concernentes ao tema e aplicação de questionários envolvendo professores e alunos de uma escola municipal do ensino fundamental do Município de Vila Velha no Estado
do Espírito Santo. Os questionários foram fundamentados nos padrões internacionais para o desenvolvimento de habilidades informacionais (IFLA/UNESCO, 2007), e também pela literatura na área da Ciência da Informação. Com os resultados, evidencia-se o potencial estratégico da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências informativas para a formação de leitores críticos. O estudo demonstra que a biblioteca escolar tem assumido a sua função pedagógica dentro da escola, e, através de ações educativas e práticas literárias, vêm colaborando para o desenvolvimento das competências informativas no ensino fundamental, aprimorando habilidades, conhecimentos e atitudes no campo da informação e da leitura crítica. Todavia, alertamos para a necessidade de ações específicas que visem o aprimoramento e/ou desenvolvimento de conhecimentos e habilidades informacionais para o enfrentamento da desinformação, sendo, necessário o desenvolvimento inter-relacionado das competências informativas (Competência em Informação, Competência Leitora, Competência Digital, Competência Infocomunicacional e Competência Infomidiática) oportunizando aos educandos usufruírem do ambiente informacional com confiabilidade, possibilitando que os nativos digitais busquem conteúdos relevantes em ambientes híbridos aprendendo a avaliar e a usar eticamente variados formatos e modalidades de informação.