ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INFORMATIVAS NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Nome: ÉRICA SILVA CAMPOS

Data de publicação: 19/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GABRIELA BELMONTE DE FARIAS Examinador Externo
GLEICE PEREIRA Examinador Interno
LUCILEIDE ANDRADE DE LIMA DO NASCIMENTO Examinador Interno
MARGARETE FARIAS DE MORAES Coorientador
MERI NADIA MARQUES GERLIN Presidente

Páginas

Resumo: A desinformação, seja produzida por meio da manipulação ou fabricada com dados falsos e/ou fora de contexto, tem se configurado em um problema de proporções nacionais e internacionais, sendo pesquisada por cientistas, profissionais e instituições em várias partes do mundo, demandando por enfrentamento a fim de conter o avanço de sua propagação. O momento atual de proliferação da desinformação demanda por habilidades informacionais e de leitura para distinguir entre informações coerentes e falaciosas, em meio à diversidade de conteúdos informacionais disponíveis. Nesta conjuntura, a educação de crianças e adolescentes para uso da informação representa grande relevância social contribuindo com a formação de sujeitos críticos nos processos de busca, avaliação e uso da informação, já que estes sujeitos são produtores e consumidores de informação na sociedade midiátizada. Inserida em um momento de transformações por conta das facilidades de busca e recuperação da informação na sociedade contemporânea, a escola precisa empenhar-se na formação de sujeitos críticos e com habilidades para apropriar-se da informação em meio físico e digital, o que coloca a biblioteca escolar como um espaço tempo presencial e, potencialmente, afetado pelas novas tecnologias requerendo práticas informacionais críticas e éticas, podendo atuar no desenvolvimento das competências dos membros da comunidade escolar. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a contribuição da biblioteca escolar na formação de sujeitos críticos na sociedade contemporânea, por meio de práticas que contribuem para o aprimoramento de competências informativas orientadas para enfrentamento da desinformação. Para tanto, adotam-se procedimentos da pesquisa participante e bibliográfica no contexto de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo quanto aos objetivos. A coleta de dados se deu por meio de levantamento e análise de literatura concernentes ao tema e aplicação de questionários envolvendo professores e alunos de uma escola municipal do ensino fundamental do Município de Vila Velha no Estado
do Espírito Santo. Os questionários foram fundamentados nos padrões internacionais para o desenvolvimento de habilidades informacionais (IFLA/UNESCO, 2007), e também pela literatura na área da Ciência da Informação. Com os resultados, evidencia-se o potencial estratégico da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências informativas para a formação de leitores críticos. O estudo demonstra que a biblioteca escolar tem assumido a sua função pedagógica dentro da escola, e, através de ações educativas e práticas literárias, vêm colaborando para o desenvolvimento das competências informativas no ensino fundamental, aprimorando habilidades, conhecimentos e atitudes no campo da informação e da leitura crítica. Todavia, alertamos para a necessidade de ações específicas que visem o aprimoramento e/ou desenvolvimento de conhecimentos e habilidades informacionais para o enfrentamento da desinformação, sendo, necessário o desenvolvimento inter-relacionado das competências informativas (Competência em Informação, Competência Leitora, Competência Digital, Competência Infocomunicacional e Competência Infomidiática) oportunizando aos educandos usufruírem do ambiente informacional com confiabilidade, possibilitando que os nativos digitais busquem conteúdos relevantes em ambientes híbridos aprendendo a avaliar e a usar eticamente variados formatos e modalidades de informação.

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