A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES ADAPTADAS E ACESSÍVEIS NO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (SIB/UFES)

Nome: FABIO MASSANTI MEDINA

Data de publicação: 30/04/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUCILEIDE ANDRADE DE LIMA DO NASCIMENTO Examinador Interno
LUIZ CARLOS DA SILVA Presidente
VANDERLEI BALBINO DA COSTA Examinador Externo

Resumo: Essa dissertação investiga o papel da tecnologia assistiva como instrumento de promoção da acessibilidade informacional e da permanência de estudantes com deficiência no ensino superior, tendo como foco o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo, com destaque para o Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão da Biblioteca Central. O objetivo é analisar como a tecnologia assistiva pode ser aplicada para garantir o acesso à informação e contribuir com políticas públicas de educação inclusiva no ambiente universitário. A pesquisa busca identificar estratégias seguidas pelas bibliotecas, avaliar a produção científica recente sobre o tema e compreender as percepções dos usuários e pessoas envolvidas. Justifica-se pela necessidade de eliminação das barreiras ainda existentes nas instituições de ensino, apesar dos avanços legais e
estruturais. A acessibilidade informacional é tratada como direito fundamental, e as bibliotecas universitárias são compreendidas como espaços estratégicos para a democratização do conhecimento. A metodologia utilizada é qualitativa, envolvendo
levantamento bibliográfico, estudo de caso e coleta de dados por meio de entrevistas e grupos focais com estudantes com deficiência, bolsistas e bibliotecários que atuam no laboratório. Os resultados apontam avanços na estrutura física e tecnológica, como a implantação de equipamentos auxiliares e adaptação de materiais, mas revelam também a necessidade de políticas
institucionais mais eficazes, treinamento contínuo das equipes e maior participação dos usuários no planejamento dos serviços. Espera-se que o estudo contribua para o aprimoramento das práticas inclusivas nas bibliotecas universitárias e para as
consolidações de ambientes educacionais mais acessíveis e equitativos.

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