O EU, O OUTRO E A MARGEM: A MEDIAÇÃO CULTURAL NO CONTEXTO DAS SOCIEDADES MULTICULTURAIS A PARTIR DO TEXTO
Nome: GABRIEL DO NASCIMENTO BARBOSA
Data de publicação: 17/04/2025
Banca:
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Papel |
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JERÓNIMO PIZZARO | Examinador Externo |
MERI NADIA MARQUES GERLIN | Examinador Interno |
TAIGUARA VILLELA ALDABALDE | Presidente |
Resumo: A presente dissertação trata de uma pesquisa teórica de caráter hermenêutico sobre a temática da Mediação Cultural no contexto das sociedades multicultuais. Dessa forma, o texto constitui um esforço interpretativo da implicação de três conceitos, guiados metologicamente pela hermenêutica de Paul Ricouer, resultando na construção de um modelo reflexivo que abraça as concepções de Mediação Cultural, Sociedades Multiculturais e Texto. Partindo de Gramsci sobre o intelectual orgânico, o pensador comprometido com sua própria classe e, consequentemente, atuante no limite da margem entre o saber hegemônico e o esforço por tensionar as fronteiras, o presente trabalho opta por uma reelaboração no campo da linguagem, tendo em vista a sua afirmação com voz entre vozes de um mundo compartilhado, assumindo a enunciação a partir de um lugar específico, de uma trajetória específica, com diálogo universal pela diferença. Esse empreendimento condiz com a justificativa da pesquisa em elaborar uma compreensão carente no campo, mas de sua importância em um mundo cada vez mais plural e diverso: a ideia de mediação cultural como conceito. Para desenvolvimento do problema das relações e implicações entre os conceitos de mediação cultural, sociedades multiculturais e texto, parte-se do objetivo geral de compreender como as reflexões sobre mediação cultural, sociedades multiculturais e texto podem contribuir, através de seus pontos de contato, com os estudos da filosofia da informação quanto às demandas de diversidade do mundo contemporâneo em relação à cultura. A dissertação de desenvolve por três capítulos, um para cada conceito, e concluir sobre a necessidade de se preparar terrenos, no campo da Ciência da Informação, para perguntas que dialoguem, através do pensamento sobre as culturas contemporâneas em um mundo globalizado, com um contexto menos estável e mais diverso.