PESQUISA-AÇÃO NO PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA (ES)

Nome: SARA DIENY CHAVES RIBEIRO

Data de publicação: 30/04/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GABRIELA BELMONT DE FARIAS Examinador Externo
MARTA LEANDRO DA MATA Presidente
MERI NÁDIA MARQUES GERLIN Examinador Interno

Resumo: A biblioteca escolar é um ambiente propício para se introduzir ações e programas para o desenvolvimento da competência em informação, pois a partir desse espaço se consegue alcançar toda a comunidade a qual pertence com grande potencial externo. Nessa conjuntura, concebeu-se a seguinte questão: Como as ações desenvolvidas no Programa de Competência em Informação da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha (ES) podem impactar a biblioteca e proporcionar benefícios educativos aos estudantes? Para respondê-la, tem-se como objetivo geral desta pesquisa: Analisar as ações desenvolvidas pelos bibliotecários no Programa de Competência em Informação na Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha (ES) e os respectivos impactos na comunidade escolar. O presente estudo é uma pesquisa-ação, caracterizada como qualitativo de natureza aplicada e exploratória. Os instrumentos de coletas de dados foram grupo focal, entrevistas semiestruturadas, observação-participante e diário de campo. Como resultados considera-se que os bibliotecários escolares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da Competência em Informação dos jovens estudantes e que o contexto da Rede de Bibliotecas Escolares do município de Vila Velha (ES) é um exemplo a ser seguido e replicado em muitas outras cidades do país. As intervenções nos projetos como pesquisa-ação demonstraram que é possível e necessário realizar ações para desenvolver a Competência em Informação colaborativamente com professores. Evidenciou-se que existem desafios no contexto da Rede, mas que podem ser superados, pois mesmo com eles, os benefícios promovidos pela existência da Rede de Bibliotecas são diversos. Conclui-se que o fortalecimento da competência em informação no Ensino Fundamental exige um planejamento contínuo, suporte institucional e ações colaborativas entre bibliotecários, professores, pedagogos e demais educadores para garantir o seu desenvolvimento.

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