A biblioteca escolar na formação humana no cotidiano escolar em uma abordagem antropológica e fenomenológica

Nome: WALLACE BERTOLI MOREIRA

Data de publicação: 04/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GLEICE PEREIRA Presidente
JOSÉ PEDRO LUCHI Examinador Externo
LUIZ CARLOS DA SILVA Examinador Interno

Resumo: Este estudo tem fundamentação teórica em uma literatura que discorre sobre a biblioteca escolar em seu cotidiano, em sua inserção na unidade educacional, buscando apreender o fenômeno da biblioteca escolar em sua natureza pedagógica e educacional, a partir da ciência da Informação, mediante uma fundamentação antropológica e fenomenológica. A intenção é compreender a essência educadora da biblioteca escolar no cotidiano da unidade educacional, tendo como base a antropologia filosófica e pedagógica da filósofa e educadora Edith Stein, consolidando a biblioteca escolar e sua inserção na unidade educacional, demonstrando a importância ontológica e essencial da biblioteca nas escolas. Justifica-se pela finalidade de fundamentar o caráter epistemológico e antropológico da biblioteca escolar e seu papel na formação humana, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de atividades educacionais e pedagógicas em colaboração com professores e outros agentes educacionais no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa visa a investigar se a biblioteca escolar, no cotidiano da unidade educacional, manifesta-se como fenômeno compreendido em seu sentido e/ou essência educadora para a formação humana. O objetivo geral é compreender a essência educadora da biblioteca escolar no cotidiano da unidade educacional em uma abordagem antropológica e fenomenológica. A metodologia de pesquisa constitui-se como básica teórica, bibliográfica e de caráter exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, incluindo pesquisa documental e pesquisa de campo. Adotou uma abordagem do método fenomenológico, que propõe uma atitude reflexiva e teórica para observar e analisar o objeto de estudo, contribuindo de forma acadêmica para a produção de conhecimento na ciência da informação, integrando a biblioteconomia e a educação, possibilitando uma fundamentação da biblioteca escolar como espaço integrante do processo educacional, componente necessário para a unidade escolar, numa práxis concreta e cotidiana para a efetivação do seu exercício de essência educadora. Palavras-chave: Biblioteca escolar; Formação humana; Antropologia filosófica; Fenomenologia.

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