Competência em Informação

Código: PGCI3001
Curso: Mestrado em Ciência da Informação
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Aborda os aspectos históricos, conceituais, teóricos, metodológicos e práticos da competência em informação. Discorre sobre os modelos e padrões de competência em informação nas instituições de ensino visando o desenvolvimento de habilidades informacionais
Bibliografia: Bibliografia
ABELL, A. et al. Alfabetización en información: la definición de CILIP (UK). Boletín de Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 77, p. 79-84, dez. 2004.
ALVES, F. M. M.; ALCARÁ, A. R. Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário. Encontros Biblio: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 41, p. 83-104, set. dez. 2014.
AREA, M.; GUARRO, A. La alfabetización informacional y digital: fundamentos pedagógicos para la enseñanza y el aprendizaje competente. Revista Española de Documentación Científica, n. monográfico, p. 46-74, 2012. Disponível em:
http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/744. Acesso em: 24 mar. 2021.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES . ACRL. Standards for proficiencies for instruction librarians and coordinators. Chicago: ALA, 2007. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/profstandards>. Acesso em: 11 jun. 2016.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Characteristics of programs of information literacy that illustrate best practices: a guideline. ALA: 2012. Disponível em: < http://www.ala.org/acrl/standards/characteristics>. Acesso em: 11 jun. 2016.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Characteristics of programs of information literacy that illustrate best practices: a guideline. ALA: 2019. Disponível em: <http:// www.ala.org/acrl/standards/characteristics>. Acesso em: 16 set. 2020.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Guidelines for Instruction Programs in Academic Libraries. Chicago: ALA, 2011. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/
standards/guidelinesinstruction>. Acesso em: 10 jun. 2016.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em:
<http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency> Acesso em: 10 jun. 2016.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/ standards/ilframework. Acesso em: 19 jun. 2021.
BARBOSA, E. T. ; MATA, M. L.; PEREIRA, G. Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha (ES). PÁGINAS A & B: Arquivos & Bibliotecas, v. 13, p. 112-132, 2020.
BASSETTO, Clemilton Luís. Redes de conhecimento: espaço de competência em informação nas organizações contemporâneas. Bauru, SP: Ide@, 2013. 141.
BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital.Anales de documentación, Murcia, Espanha, n. 5. p. 361-408, 2002.
BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. (Orgs.). Competência em informação: de reflexões as lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. (Orgs.). Competência em informação: de reflexões as lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013.
BELLUZZO, R. C. B. Estratégias de ação/desenvolvimento. In: BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. p. 31-57. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/23. Acesso em: 24 mar. 2021.
BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2.ed. rev. ampl. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
BELLUZZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. Da educação de usuários ao treinamento do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 23, n. 1/4, p. 78- 111, jan./ dez., 1990.
BENITO MORALES, F. Qué es la alfabetización informacional? Pinakes: La Revista de las Bibliotecas escolares de Extremadura, ano 4, n. 3, p. 11-14, 2006.
BEZERRA, A. C.; CAPURRO, R.; SCHNEIDER, M. Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p. 371-380, nov. 2017. Disponível: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4073. Acesso em: 30 ago. 2020
BRANCO, S. Fake news e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, v. 10, n. 38, p. 51-61, ago./out. 2017. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4758>. Acesso em: 25 mar. 2019
BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de documentación, n. 6, p. 289-294, 2003
BUNDY, A. Australian and New Zealand information literacy framework: principles, standards and practice. 2. ed. Adelaide: Australian and New Zealand Institute for Information Literacy, 2004. Disponível em:
<http://www.caul.edu.au/content/upload/files/info-literacy/InfoLiteracyFr... Acesso em: 10 jun. 2016.
CAMPELLO, B. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.
CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 203 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) . Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
CÓRDOBA GONZÁLEZ, S. La formación de usuarios con metodos participativos para estudiantes universitários. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 61-65, 1998.
COSTA, L. F. da; SILVA, A. C. P. da; RAMALHO, F. A. (Re)visitando os estudos de usuário: entre a .tradição. e o .alternativo.. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, ago. 2009.
DECLARAÇÃO DE ALEXANDRIA sobre Competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. National Fórum on Information Literacy, 2005. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2016.
DECLARAÇÃO DE MACEIÓ SOBRE A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL. In: CONGRESSOBRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011. Maceió: FEBAB, 2011. Disponível em:
<http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Declaracao%20de%20Maceio%20sobre%20.... Acesso em: 05 jun. 2016.
DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.
FERREIRA, S. M. S. P. Estudo de necessidades de informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem Sense-Making. Porto Alegre: ABEBD, 1997. 21p. (Documentos ABEBD, 2)
FREIRE, I. M. et al. Estudos de usuários: o padrão que une três abordagens. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 103-107, set./dez. 2002.
FURTADO, R. L.; ALCARÁ, A. R. Modelos para o desenvolvimento e formação da competência em informação. In: SIMEÃO, E. L. M. S.; BELLUZZO, R. C. B. (Coords.)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910