Processos de aprendizagem colaborativa em coletividades virtuais no âmbito da pesquisa em Ciência da Informação (CI)

Resumo: Na atualidade as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm assumido a centralidade em diversas práticas cotidianas na ambiência da sociedade. Apesar dessa centralidade e dos processos crescentes de uso das tecnologias digitais observa-se que, em ambientes educativos e de pesquisa, as práticas de apropriação ainda carecem de maior compreensão das problemáticas que envolvem o uso de mídias e de tecnologias educacionais para produção de aprendizagem (SEWYN, 2016).
As práticas de ensino e aprendizagem demandam uma clara compreensão das implicações da sociedade digital ou da era digital, como também do desenvolvimento e exercício de diversas competências, sejam sociais (coletivas), culturais, cognitivas, tecnológicas (mídias) e de informação, seja pelo aluno no domínio dos conteúdos, seja pelo professor no domínio das práticas mediadoras que permitem a construção de ambientes e de processos relacionais para assimilação e produção de saberes.
Em processos de ensino e na educação online o conceito de coletividade é relevante quando se discute comunidades abertas para produção de pesquisas colaborativas ou para uso de metodologias de pesquisa participativas. Para se compreender a produção de pesquisas colaborativas também faz-se necessário compreender a natureza da aprendizagem colaborativa ou a denominada coaprendizagem e como podemos dinamizar coletividades virtuais em processos de ensino. A temática metodologias participativas encontra-se neste projeto contextualizada na análise de ambientes e de coletivos em rede também mediados por TIC. Barros, Okada e Kenski (2012) argumentam que no processo educativo a teoria dos estilos de aprendizagem permite compreender como as pessoas aprendem e quais são as especificidades dos processos colaborativos de aprendizagem ou de coaprendizagem.
Considerando estas breves questões levantadas acerca de processos de aprendizagem colaborativas delineamos, no âmbito da pesquisa em Ciência da Informação (CI), um recorte situado de pesquisa com o objetivo de discutir as possibilidades de aprendizagem colaborativa ou coaprendizagem objetivando a produção de autonomia na busca de conhecimento e para a produção de pesquisa entre mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCI/Ufes).
Esta proposta de pesquisa emergiu da necessidade de monitoramento dos mestrandos durante o período de quarentena decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Com as atividades de ensino presenciais suspensas a coordenação do PPGCI, como as demais coordenações de programas de pós-graduação, tem buscado estratégias de monitoramento e de acompanhamento da atividade de pesquisa dos seus discentes. Em especial, a turma de 2020 recém ingressante no curso teve que rapidamente se ajustar a um processo informal de estudos e com estímulos para o desenvolvimento de processos mais independentes e autônomos de pesquisa em ambiente de isolamento social. Neste contexto podendo contar apenas com apoio e acompanhamento não presencial dos docentes, a partir de ambientes remotos.
Segundo deliberações documentadas na Resolução nº 07/2020 que, no âmbito da Ufes, regulamenta a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos como medida de prevenção à Covid-19, os docentes estão autorizados a realizar atividades de apoio ao ensino-aprendizagem, sem avaliação e apuração de créditos ou carga horária, objetivando a manutenção de “[...] redes de amparo e de interação com os estudantes [...] que [...] também proporcionem ampliação, aprofundamento e produção de conhecimentos, assim como aprimoramento profissional, observando-se e respeitando-se a heterogeneidade socioeconômica dos estudantes e promovendo a equidade de oportunidades” (UFES, 2020, p.4, art. 8º). Nestes termos foi autorizado, no âmbito da pós-graduação, a realização de exames de qualificação e defesas de teses e dissertações vinculados aos cursos utilizando ambientes e meios virtuais. E para todos os âmbitos de ensino (graduação e pós-graduação) algumas atividades de apoio ao ensino-aprendizagem:
[...] a. debates de filmes (documentários, seriados etc.) sobre temas atuais relacionados à área de conhecimento dos docentes; b. estudos de textos em grupos de estudos organizados pelos docentes; c. produção de artigos científicos; d. participação em redes de apoio psicossocial; e. orientações de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCC); f. participação em palestras, eventos e outras atividades científicas ministradas em meios virtuais; g. orientação de estudos que visem à melhoria do desempenho dos estudantes nas disciplinas; h. clubes de leitura; i. produção de vídeos e de videoaulas; j. estudos individuais ou em grupos com vistas ao aprimoramento profissional docente (UFES, 2020, p. 5, art. 8º, parágr. 1º).

Nesse conjunto de dez atividades previstas e autorizadas destacamos as alíneas b, c, g e j. Quatro eixos de atividades dirigidas ao estudo de textos em grupos de estudos organizados pelos docentes, a produção de artigos científicos, aos processos de orientação de estudos que visem à melhoria do desempenho dos estudantes nas disciplinas e a promoção de estudos individuais ou em grupos objetivando o aprimoramento do discente. É justamente a partir dessas possibilidades de ensino que decidimos situar essa proposta de pesquisa. Na formulação do objeto de estudo definimos a seguinte questão-problema: Como produzir oportunidades de aprendizagem objetivando a produção de autonomia e colaboração nos processos de aprendizagem para produção de pesquisa e de busca de conhecimento dos mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCI/Ufes)?
Diante desta questão-problema deflagradora da pesquisa definimos como objetivo geral: investigar oportunidades de aprendizagem colaborativa ou de coaprendizagem em coletividades virtuais objetivando a produção de autonomia e colaboração nos processos de aprendizagem para busca de conhecimento e produção de pesquisa de mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCI/Ufes).
A partir do objetivo geral iniciamos alguns desdobramentos de ações definindo os objetivos específicos orientados não somente à pesquisa em si, mas também às atividades interventivas que possibilitem ações educativas, a discussão dos efeitos e das condições de produção dessas ações para:
• estimular processos de aprendizagem colaborativa ou de coaprendizagem em coletividades virtuais e voluntárias de pesquisa para produção de autonomia durante a busca de conhecimento e de qualificação do projeto de pesquisa;
• discutir a relação entre estilos de aprendizagem e práticas de colaboração em coletividades virtuais e voluntárias de pesquisa;
• conceituar estilos de coaprendizagem à luz da teoria dos Estilos de Aprendizagem;
• orientar o uso de processos de coaprendizagem na busca de conhecimento, revisão de projetos de pesquisa e constituição de etapas de pesquisa a serem desenvolvidas.

Para alcance dos objetivos propostos situamos a pesquisa como de foro qualitativo e do tipo exploratório-descritiva. Para sua operacionalização utilizaremos pesquisa bibliográfica para dar suporte as reflexões e discussões que emergirão e protocolos de observação para registro e descrição dos processos de mediação que serão realizados à luz da teoria dos Estilos de Aprendizagem.

Data de início: 12/05/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado EDMA JANTORNO
Coordenador LUCILEIDE ANDRADE DE LIMA DO NASCIMENTO
Pesquisador ROSA DA PENHA FERREIRA DA COSTA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910