Ontologias para descrição de recursos multimídia: uma perspectiva de organização e representação do conhecimento no espaço digital

Resumo: As facilidades introduzidas pelas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo desafios no processo de produção, organização e disseminação de informação em Unidades de Informação como arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação, projetos de memória, em decorrência da descaracterização do público-alvo, isto é, dos usuários da informação. Tal descaracterização é decorrente da digitalização das coleções, possibilitando uma integração entre diferentes suportes (texto, imagem, som, vídeo) e a modificação na forma linear de acesso promovida pela inserção das tecnologias hipertexto e hipermídia.
A sociedade se depara com uma gama de projetos que buscam garantir o acesso a tudo que já foi produzido pela humanidade e há uma mobilização de recursos financeiros, humanos e materiais para garantir o direito à memória. Contudo, levantam-se lacunas acerca dos modelos adequados de produção de conhecimento que poderiam ser concebidos para representar o ciclo das informações que transitam na Web, além de estudos aprofundados que possam explicitar e orientar a constituição dos estoques de informação.
Em esfera global, observam-se nos últimos três anos [Schandl et al. 2011] um crescimento significativo de dados semanticamente relacionados e distribuídos na Web – o que se tem denominado na literatura de Linked Data [Berners-Lee 2006]. Nesse contexto, vocabulários controlados, ontologias e padrões de metadados recomendados pelo World Wide Web Consortium (W3C) vêm sendo utilizados para descrever e representar recursos multimídia, possibilitando ampliar os pontos de acesso e melhorar a gestão, a organização e a recuperação de acervos digitais.
A motivação deste projeto de pesquisa encontra-se numa proposta endereçada à construção de uma ontologia de domínio da descrição multimídia para o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) pertencente à Fundação Getúlio Vargas (localizada na cidade do Rio de Janeiro). O Centro é dedicado ao estudo e à preservação da memória do país e, atualmente, abriga o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos no Brasil (em manuscritos, impressos, fotografias, áudios e vídeos) organizado em sistemas de informações com características próprias. Ontologias [Gruber 1993], [Guarino 1998] apresentam-se como possibilidades de representação de conhecimento em sistemas de informação na medida em que buscam organizar e padronizar conceitos, termos e definições aceitas por uma comunidade particular. A ontologia de domínio proposta busca a melhoria dos processos de organização da informação do acervo multimídia do CPDOC e a integração de seus sistemas junto a Web de dados. Observam-se, assim, mudanças significativas nos modelos de organização e representação do conhecimento no espaço digital no que tange a propostas de melhorar os sistemas de busca e navegação por meio da agregação de abordagens semânticas aos recursos na Web, de forma a obter resultados mais significativos pelos usuários.
A construção da ontologia de domínio para descrição multimídia será orientada por uma ontologia de fundamentação como, por exemplo, a Unified Foundational Ontology (UFO) [Guizzardi e Wagner 2009] e a Descriptive Ontology for Linguistic and Cognitive Engineering (DOLCE) [Masolo et al., 2003], observando-se, ainda, vocabulários e metadados multimídia disponíveis na Web com vistas a reuso ou a extensão. Uma ontologia de domínio bem fundamentada é um modelo de domínio específico que se articula com um domínio de sistema de categorias formal e independente, denominado ontologias de fundamentação [Guizzardi e Wagner 2009]. As categorias ontológicas podem ser úteis no sentindo de esclarecer o significado pretendido dos termos adotados por meio de um conjunto de distinções semânticas, evitando ambiguidade e melhorando, principalmente, a qualidade na representação de dados no contexto Linked Data.

Referências

BERNERS-LEE, T. (2006) “Linked Data - Design Issues”. Available at: < http://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html >.
GRUBER, T. (1993) “What is an Ontology?” Available at: <http://www-ksl.stanford.edu/kst/what-is-an-ontology.html>.
GUARINO, N. (1998) “Formal ontology in information systems”. Available at: <http://citeseer.ist.psu.edu/guarino98formal.html>.
GUIZZARDI, G.; WAGNER, G. (2009) Using the Unified Foundational Ontology (UFO) as a foundation for general conceptual modeling languages. Springer-Verlag, Berlin.
MASOLO, C.; BORGO, S.; GANGEMI, A.; GUARINO, N.; OLTRAMARI, A. (2003) Ontology Library: WonderWeb Deliverable D18. Trento, Italy. Available at: <http://www.loa-cnr.it/Papers/D18.pdf>.
SCHANDL, B.; HASLHOFER, B.; BÜRGER, T.; LANGEGGER, A.; HALB, W. (2011) Linked Data and multimedia: the state of affairs. Multimedia Tools and Applications, online first,1-34.

Data de início: 01/07/2012
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DANIELA LUCAS DA SILVA LEMOS
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910