FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: O CASO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIB) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
Resumo: A sociedade contemporânea é caracteriza pela diversidade de informações veiculadas por meio de canais formais e informais, de forma impressa ou em meio digital, causando um impacto na vida dos indivíduos, de modo a influenciar seu comportamento para a tomada de decisões e/ou resolução de problemas em âmbito pessoal, profissional, social, político e cultural. Entretanto, evidencia-se, também, um excesso de informações que podem desinformar ao invés de informar, criando-se a necessidade de habilidades para avaliar criticamente as informações em um contexto, também, denominado de era da pós-verdade, em que ocorre a divulgação de notícias falsas, com o auxílio, principalmente, de redes sociais e da internet, de modo geral.
A literatura científica da área de Ciência da Informação, em esfera internacional, vem se atentando a estas problemáticas por meio de vieses teóricos, metodológicos e práticos no campo da Competência em Informação e da Competência Midiática, bem como instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), visando o desenvolvimento de competências para buscar, avaliar, usar e comunicar a informação de maneira ética e legal. Cabe ressaltar que no Brasil os estudos acerca desta temática iniciaram-se a partir de 2000, e vem sendo discutido através da literatura científica da área por meio de dissertações e teses, trabalhos publicados em anais de eventos, artigos em periódicos científicos, livros e, também, contava com incentivos por meio de prêmios e eventos científicos realizados anualmente sobre a temática .
Neste sentido, percebe-se uma lacuna/carência na formação dos indivíduos para lidar com este universo informacional, inclusive em âmbito acadêmico. A universidade deve promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma educação de qualidade, que além de formar profissionais e/ou pesquisadores em suas áreas de atuação, também propiciem formas de desenvolver competências informacionais e midiáticas nos indivíduos para viver nesta sociedade, isto é, programas realizados pelas bibliotecas e com possível integração com os cursos de graduação e de pós-graduação. Assim sendo, esta pesquisa tem como proposição desenvolver um programa de Competência em Informação no âmbito do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/Ufes), inicialmente por meio da Biblioteca Central, tendo a previsão de ampliação para as bibliotecas setoriais e as bibliotecas localizadas em outros campus desta instituição, conta com a participação de profissionais de outras instituições de ensino superior da Grande Vitória (ES), e com a atuação de duas professoras do curso de Biblioteconomia desta universidade, bem como com o apoio e/ou suporte do diretor da biblioteca central e de bibliotecários do SIB, utilizando a infra-estrutura oferecida por esta unidade de informação.
No que se refere às formas de realização, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa é distribuída em várias etapas, a saber:
a) diagnóstico das condições estruturais que a instituição oferece;
b) análise do comportamento informacional da comunidade acadêmica;
c) oficinas de capacitação ministradas por especialistas da área para os bibliotecários participantes do projeto, via skype ou presencial, abordando temáticas como a cultura organizacional, a competência informacional, midiática e leitora; a formação didático-pedagógica de bibliotecários; a normalização documentária, os sistemas de busca e recuperação da informação, a avaliação de fontes de informação, a ética no uso da informação (contando com a participação de pesquisadores e profissionais que já atuam no Brasil com programas desta natureza);
d) implementação de atividades de competência em informação para os estudantes de graduação e da pós-graduação da Ufes;
e) formar de multiplicadores (estudantes do curso de Biblioteconomia para atuar em tais programas).
Data de início: 16/05/2019
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | ELIÉTE RIBEIRO ALMEIDA |
Aluno Mestrado | JÚLIA SCHETTINO JACOB DOS SANTOS |
Aluno Mestrado | WELINGTON BATISTA PEREIRA |
Aluno Mestrado | RONALD TAVARES LEÃO MORET |
Coordenador | MARTA LEANDRO DA MATA |